Beata Cristina de Espoleto

Quarta-feira, 13 Fevereiro 2019por Visualizações : 5278

13fev B. Cristina de EspoletoExistem algumas versões relativas à biografia de Beata Cristina de Espoleto. Algumas fontes indicam que seria da família dos Visconti de Milão, outras que tinha parentesco com os Semenzi de Calvisano, próximo de Brescia. No que todos concordam é que a Beata Cristina de Espoleto era uma jovem muito bonita.

Algumas das fontes que consultámos referem que Beata Cristina de Espoleto desde os cinco anos de idade levava uma vida de oração e mortificação. Segundo essas fontes, quando a beata teria dez anos, os seus pais começaram a pensar no seu matrimónio, conforme era costume na época. Cristina de Espoleto opôs-se à ideia porque queria ser monja, mas os seus pais persistiram na ideia porque queriam ter herdeiros. Quando teria doze anos e vendo que seria obrigada a contrair matrimónio, Cristina de Espoleto terá fugido com uma jovem servente e tomado o hábito das irmãs de Santo Agostinho.

Outras fontes dizem que a Beata Cristina de Espoleto terá sido Agustina Camozzi, filha de um médico, e que terá casado com um artesão local. O marido terá morrido logo de seguida, ficando a beata viúva ainda muito jovem. Terá deposi casado com um cavaleiro milanês de quem teve um filho que morreu muito novo. Um outro militar apaixonou-se perdidamente por Cristina de Espoleto e terá assassinado o seu marido. Aí a beata terá decidido mudar totalmente de vida, e desejando imitar Cristo terá tomado o hábito, feito votos solenes nas irmãs agostinianas e adotado o nome Cristina.

O certo, sobre a Beata Cristina de Espoleto, é que habitou em vários conventos como agostiniana secular, mas não permaneceu muito tempo em nenhum para fugir de toda popularidade e viver no esquecimento mais absoluto, dedicada à penitência, a oração e as obras de misericórdia com os mais necessitados.

No ano de 1457, Cristina de Espoleto com desejo de visitar os lugares santos de Assis, Roma e o Santo Sepulcro, começou uma peregrinação. Na companhia de outra terciária, chegou a Espoleto –na província de Perugia (região de Umbria – Itália) e aí permaneceu dedicando-se à assistência dos doentes no hospital da cidade.

Faleceu a 13 de fevereiro de 1458.

Foi beatificada pelo Papa Gregório XVI no ano de 1834.

Curiosidade: Cristina significa aquela que segue o Messias.

• Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Qui. Mar. 28
São Sisto III