Santo Estêvão

Quinta-feira, 26 Dezembro 2019por Visualizações : 2172

26 12 S. EstevaoSanto Estêvão nasceu na Palestina em data incerta e morreu em Jerusalém entre o ano 33 e 40 d.C., conforme narrado pelo livro bíblico dos Actos dos Apóstolos (capítulos 6 e 7). Santo Estêvão foi o primeiro mártir do cristianismo, e por isso mesmo é chamado protomártir (primeiro mártir cristão num determinado país).O seu nome vem do grego Στέφανος (Stéphanos), o qual se traduz para aramaico como Kelil, que significa coroa - e Santo Estêvão é, de resto, representado com a coroa de martírio da cristandade.Santo Estêvão foi um dos primeiros diáconos da igreja conjuntamente com Estêvão, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau. Estes sete diáconos foram líderes eleitos para pregar para as pessoas de Jerusalém, logo após a morte e ressurreição de Jesus. Santo Estêvão pertencia a um grupo de cristãos que pregavam uma mensagem mais radical, um grupo que ficou conhecido como os helenistas, uma vez que os seus membros tinham nomes gregos e eram educados na cultura grega e que separou do grupo dos doze apóstolos. Certo dia, Santo Estêvão foi detido pelas autoridades judaicas, levado diante do Sinédrio, onde foi condenado por blasfémia, sendo sentenciado a ser apedrejado.Recordemos o excerto do livro dos Actos dos Apóstolos, que se escuta no dia de hoje:Actos 6, 8-10; 7, 54-59Naqueles dias, Estêvão, cheio de graça e fortaleza, fazia grandes prodígios e milagres entre o povo.Entretanto, alguns membros da sinagoga chamada dos Libertos, oriundos de Cirene, de Alexandria, da Cilícia e da Ásia, vieram discutir com Estêvão, mas não eram capazes de resistir à sabedoria e ao Espírito Santo com que ele falava.Ao ouvirem as suas palavras, estremeciam de raiva em seu coração e rangiam os dentes contra Estêvão. Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, de olhos fitos no Céu, viu a glória de Deus e Jesus de pé à sua direita e exclamou:«Vejo o Céu aberto e o Filho do homem de pé à direita de Deus».Então levantaram um grande clamor e taparam os ouvidos; depois atiraram-se contra ele, empurraram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo.As testemunhas colocaram os mantos aos pés de um jovem chamado Saulo.Enquanto o apedrejavam, Estêvão orava, dizendo: «Senhor Jesus, recebe o meu espírito».Santo Estêvão, rogai por nós!

• Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Qui. Mar. 28
São Sisto III