Santa Anastácia

Quarta-feira, 25 Dezembro 2019por Visualizações : 2185

22 12 Santa AnastáciaSanta Anastácia também é conhecida como Anastácia de Sirmio ou Anastácia, a Curandeira. Nada se sabe em relação à data ou local do nascimento de Santa Anastácia. Em relação ao seu falecimento, sabe-se que morreu a 25 de Dezembro de 304 em Sirmio.

Santa Anastácia era filha de Protestato e Fausta, ambos romanos e pagãos, e uma jovem belíssima. Junto com sua mãe, foi convertida à fé cristã pelo seu professor São Crisogono. As duas dedicavam-se a ajudar os pobres e a converter os pagãos.

Com a morte da mãe, o pai impôs a Santa Anastácia, o casamento com Públio, um rico pagão da nobreza romana. Mesmo contra vontade, Santa Anastácia casou-se. Logo o marido a proibiu de envolver-se com qualquer tipo de atividade, como era de costume entre as damas da sociedade. Mas Santa Anastácia continuou a ajudar os pobres às escondidas e, quando o marido foi informado, puniu-a com crueldade. Foi proibida de sair de casa. Naquele momento, o consolo veio por meio dos conselhos do professor Crisogono, que já era perseguido e acabou por ser preso.

O marido de Santa Anastácia, Públio, foi nomeado pelo imperador Diocleciano embaixador na Pérsia. Partiu deixando Santa Anastácia sob a guarda de Codizo, homem cruel que tinha ordem de deixá-la morrer lentamente. Logo chegou a notícia da morte súbita de Públio.

Santa Anastácia foi libertada e soube que seu conselheiro, Crisogono, seria transferido para o julgamento na Corte imperial de Aquiléia. Santa Anastácia acompanhou São Crisogono na viagem e assistiu ao interrogatório e, depois, à sua decapitação.

Cada vez mais firme na fé, Santa Anastácia voltou a prestar caridade aos pobres e a pregar o evangelho de Cristo. Suspeita de ser cristã, foi levada à presença do prefeito de Roma, que tentou fazê-la renunciar à sua religião. Também o próprio imperador Diocleciano tentou convencê-la, mas tudo inútil. Anastácia voltou para a prisão.

Em seguida, Diocleciano partiu para a Macedónia, levando consigo os prisioneiros cristãos. Da Macedônia foram para Esmirna, na Dalmácia, atual Turquia.

Lá, outros cristãos denunciados foram presos. Entre eles estavam a matrona Teodora e seus três filhos, depois também santos da Igreja.  Santa Anastácia dispensava-lhes especial atenção.

Os carcereiros informaram o imperador, que mandou prender Santa Anastácia durante um mês no pior dos regimes carcerários. No fim do período, ela estava mais bela do que antes, e ainda mais firme na sua fé. Inconformado, o imperador entregou-a para ser morta junto com os outros presos cristãos.

Santa Anastácia morreu queimada viva, no dia 25 de dezembro de 304, em Esmirna.

É recordada no dia da sua morte, na missa do período da tarde, em virtude da festa do Natal de Jesus Cristo.

Santa Anastácia rogai por nós!