São João Roberts

Terça-feira, 10 Dezembro 2019por Visualizações : 2212

10 12 S. João Roberts

São João Roberts nasceu em 1576 em Merioneth (Reino Unido) e faleceu a 10 de Dezembro de 1610 em Londres. Era filho de João e Ana Roberts, nobres protestantes cujos antepassados eram príncipes de Gales (País de Gales). São João Roberts estudou na faculdade de São João em Oxford, mas saiu sem se formar. Mais tarde formou-se em direito, na cidade de Londres.

São João Roberts no ano de 1598 estudava na faculdade inglesa de Valladoid, em Espanha. Já muito interessado pelo cristianismo foi estudar na abadia dos beneditinos dessa cidade, no ano seguinte. A conversão total aconteceu durante uma viagem a Paris, quando entrou para a Igreja de Roma pelas mãos de um cónego de Notre-Dame. Ingressou como noviço no mosteiro beneditino de São Martinho de Compostela, Espanha, no ano de 1600.

Nessa época, Roma determinou que uma missão beneditina fosse enviada à Inglaterra. São João Roberts, que acabara os seus estudos em Salamanca, passou a integrar as fileiras da missão. Assim que desembarcou na Inglaterra foi preso, sendo libertado quando o rei Jaime assumiu o poder, em 1603.

No ano de 1603, São João Roberts, trabalhou incansavelmente atendendo os doentes da epidemia da peste que assolava a cidade londrina. Tanto destaque teve durante esse período que foi preso novamente durante um ano, até 1606, em Gatehouse. Conseguiu a liberdade por intervenção de uma senhora espanhola, Luísa de Carvajal, muito influente na corte inglesa, apesar de católica, por causa dos negócios existentes entre os dois países na época.

Assim, São João Roberts exilou-se em Espanha. Depois organizou o mosteiro de São Gregório em Douai, na França, do qual foi o primeiro prior. Em Outubro de 1607, São João Roberts voltou à Inglaterra e foi novamente preso. Mais uma vez escapou, mas foi recapturado e, desta vez, só conseguiu a liberdade por intervenção do embaixador da França. Saiu do país, mas quando voltou foi preso outras duas vezes.

Em 1610 foi condenado à morte pelo Bispo protestante Abbot. Foi queimado no dia 10 de Dezembro desse mesmo ano, na praça pública de Londres.

Foi canonizado pelo Papa Paulo VI no ano de 1970.

São João Roberts rogai por nós!