São Silvestre

Terça-feira, 26 Novembro 2019por Visualizações : 2330

26 11 S. Silvestre abade

São Silvestre Guzzolini nasceu em Osimo, Itália no ano de 1177 e faleceu em 26 de Novembro de 1267 em Fabriano, Itália.

São Silvestre nasceu numa família de nobres. Era filho de Gislério e Branca. Os pais deram a S. Silvestre uma boa formação religiosa, não poupando esforços para que Silvestre seguisse a carreira como jurista. S. Silvestre estudou Direito nas universidades de Bolonha. Mas decidiu abandonar o curso para estudar teologia em Padova.

S. Silvestre foi ordenado sacerdote na sua cidade natal, tendo-se tornando depois cónego da catedral. Mais tarde, em 1227 quando já estava com cinquenta anos de idade, S. Silvestre decidiu retirar-se para a vida eremítica numa gruta perto de Frassassi. A fama de sua santidade e de sua grande espiritualidade fez chegar outros religiosos com a mesma aspiração ascética. Assim uma nova comunidade monástica se formava. Silvestre logo teve de procurar um local maior, devido ao grande número de monges ali agrupados. Foram então para uma localidade próxima chamada Montefano, onde em 1231, S. Silvestre fundou a congregação beneditina masculina, mais tarde chamada de monges silvestrinos, da qual o fundador se tornou o abade.

S. Silvestre era de fato uma alma contemplativa, desejosa de coerência evangélica, e por isso se tornou eremita. Praticou uma vida monástica rigorosa e amadureceu uma profunda e forte espiritualidade. Escolheu a Regra de São Bento, porque desejava constituir uma nova família religiosa dedicada à contemplação, mas que não abandonasse a realidade social à sua volta. S. Silvestre unia ao recolhimento o apostolado de uma sublime paternidade espiritual e a pregação do Evangelho às populações da região.

Morreu aos anos, na santidade no Ermo de Montefano, no dia 26 de novembro de 1267.

Foi canonizado no ano de 1589.