São Diogo de Alcalá

Quarta-feira, 13 Novembro 2019por Visualizações : 2263

13 11 S. Diogo de Alcalá Diogo nasceu pelo ano de 1400 em São Nicolau do Porto, na região espanhola de Andaluzia e faleceu em 12 de Novembro de 1463 em Alcalá de Henares, perto de Madrid.

Diogo de Alcalá sentiu desde muito novo inclinação para vida solitária e penitente, e durante vários anos viveu como eremita junto da igreja de São Nicolau, em Espanha. No entanto, à oração e contemplação juntava o trabalho manual, com o cultivo de uma horta e a confecção de cestos de vime e pequenos utensílios para uso doméstico. Os lucros desses trabalhos destinava-os por inteiro a ajudar os pobres. A fama de sua virtude estendeu-se a povoações vizinhas, e, Diogo de Alcalá, passou a ser venerado por muita gente.

Entretanto, Diogo de Alcalá começou a sonhar em voos mais altos, e resolveu ingressar na ordem dos frades menores (Ordem de S. Francisco). Dirigiu-se a um convento próximo de Córdova, e foi admitido ao noviciado. Mais tarde fez a profissão dos votos religiosos. Diogo de Alcalá exerceu vários ofícios humildes em diversos conventos da província religiosa, até que em 1441 foi enviado às Canárias para evangelizar os nativos, que tinham recaído em superstições e idolatrias. Só por obediência, S. Diogo aceitou o cargo de guardião de um convento para o qual fora eleito em 1446. S. Diogo de Alcalá dedicou-se com especial empenho a defender os indígenas da exploração por parte dos conquistadores. Por causa do empenho de S. Diogo de Alcalá na defesa dos indígenas, os conquistadores levantaram-lhe grandes problemas, ao ponto de S. Diogo de Alcalá pedir autorização para regressar a Espanha em 1449.

No ano de 1450, foi com um confrade a Roma, para ganhar o jubileu e assistir à canonização de São Bernardino de Sena. Aconteceu, porém que o convento romano de Araceli, onde os dois religiosos se tinham hospedado, foi atingido pela epidemia que nesse ano flagelou a cidade de Roma, e quase todos os frades, ficaram doentes. S. Diogo de tudo fez para cuidar deles, tanto a respeito de tratamentos, como para providenciar o sustento necessário, que era escasso, apesar das providências tomadas pelas autoridades públicas. S. Diogo de Alcalá foi um autêntico herói nesse apostolado de caridade, cuidando dos doentes e socorrendo os pobres mais afetados pelo resultado da peste. S. Diogo chegou a curar muitos doentes pelo simples contato das mãos, untada no azeite da lâmpada colocada junto à imagem de Nossa Senhora.

Ao voltar à pátria, S. Diogo viveu de novo em diversos conventos até falecer a 12 de Novembro de 1463 com 63 anos.

Foi canonizado pelo Papa Sisto V em 1558.

Na ordem franciscana é venerado como especial patrono dos irmãos não clérigos.

Religioso

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 9, 1-20; Sl 116 (117), 1. 2 Ev Jo 6, 52-59 * Na Congregação das Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor – I Vésp. de Nossa Senhora, Mãe do Divino Pastor.

Santo Alfege de Abingdon
Santo Expedito