Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beata Graça de Cattaro

Quinta-feira, 07 Novembro 2019por Visualizações : 4375

07 11 Beata Catarina de CattaroCatarina Kosic nasceu em 25 de novembro de 1493 em Relezi, aldeia nas montanhas que pode ser vista a partir de Kotor, hoje pertencente à província de Podgorica, na República do Montenegro.
Os pais de Catarina de Cattaro eram ortodoxos gregos, muito humildes, e foi nesta fé que Catarina foi batizada.
Durante a sua infância e adolescência Catarina foi pastora de ovelhas. Com sua inclinação contemplativa soube descobrir, nas magníficas paisagens da República do Montenegro, a beleza do Criador. Se enamorou do Autor de tantas maravilhas. Na solidão do monte, Deus se lhe mostrava e imprimia em seu coração uma atração irresistível.
Já adolescente, Catarina de Cattaro pensava que na cidade de Kotor, tendo ela tantas igrejas, poderia ter mais oportunidade de rezar, e convenceu a sua mãe para ir para Kotor. A mãe de Catarina de Cattaro conseguiu trabalho em Kotor: como criada numa casa de família do senador Bucá, muito rico, ótimo católico.
A família Bucá permitia que a jovem Catarina frequentasse a igreja, onde passava horas, que eram sua alegria. Em Kotor, Catarina se converteu ao Catolicismo romano, se confessou e recebeu sua primeira Comunhão.
Catarina de Cattaro aprendeu a ler e a escrever durante o seu tempo livre. Era de uma inteligência privilegiada. Leu livros religiosos em latim e italiano, e muito especialmente as Sagradas Escrituras.
Ainda adolescente Catarina de Cattaro sentiu-se chamada a viver como anacoreta (monge ou eremita que vive em retiro). Embora a considerassem muito jovem para tal vocação, o seu diretor espiritual aceitou a jovem Catarina e a fez emparedar em uma cela construída próximo da igreja de São Bartolomeu, em Kotor. Assim, Catarina de Cattaro se retirou numa vida de ascetismo e de reclusão.
Por uma janela Catarina podia assistir a Santa Missa e por outra as pessoas podiam se aproximar dela para pedir-lhe orações ou dar-lhe algum alimento. Catarina de Cattaro fez as promessas de costume de estabilidade e a porta foi selada.
Entregue à contemplação dos mistérios divinos e a uma contínua oração, Beata Catarina de Cattaro não se preocupou somente com sua salvação pessoal, mas colaborou eficazmente na dos demais, sendo-lhe atribuídas numerosas graças para sua cidade.
A jovem Catarina desejava uma vida de total identificação com Cristo. Então, em 25 de janeiro de 1515, ingressou na Ordem Secular de São Domingos, tomando o hábito e mudando seu nome para Hosana, em honra a outra ilustre terciária: a Beata Hosana de Mântua, que havia falecido com fama de santidade em 1505. Seu confessor era o dominicano Frei Tomas Bosco.
Depois de um terramoto que destruiu a sua primeira ermida, se transladou, em 1521, para uma cela junto à igreja de São Paulo.
Viveria como dominicana os 52 anos seguintes de sua vida, dedicada à contemplação da Paixão de Cristo, à penitência e às boas obras.
Um grupo de irmãs dominicanas que surgiu em Kotor colocou sua residência próximo dela, a consultavam, e Catarina de Cattaro as dirigia pelos caminhos da perfeição cristã. A consideravam sua fundadora, embora ela nunca tenha visto o local do convento.
Em sua pequena cela, Catarina de Cattaro (Hosana) teve muitas visões. Via o Menino Jesus, a Virgem Maria e vários santos. Viveu uma elevada união mística com Nosso Senhor Jesus Cristo.
Por sua vida santa, em Kotor a chamavam “a trombeta do Espírito Santo” e “mestra mística”. Pessoas de todas as partes vinham até ela em busca de conselho. Beata Catarina de Cattaro recebia as pessoas do povo que se aproximavam dela com grande alegria e levava todos a viver uma vida cristã autêntica.
Catarina intercedeu particularmente pela paz na cidade e entre as famílias e por isso também era chamada de “virgem reconciliadora” e “anjo da paz”.
A Beata Catarina de Cattaro (Hosana) faleceu no dia 27 de abril de 1565, com setenta e dois anos. O seu corpo incorrupto ficou enterrado na igreja de São Paulo até 1807, quando o exército francês invasor converteu a igreja em um armazém, então seu corpo foi transladado para a igreja de Santa Maria, convento dos franciscanos.
Em 1905 o processo para sua beatificação foi iniciado em Montenegro e terminou com êxito em Roma. Seu culto foi confirmado por Pio XI em 21 de dezembro de 1927, que a invocou como intercessora para a unidade da Igreja; foi beatificada em 1934.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 8, 1b-8; Sl 65 (66), 1-3a. 4-5. 6-7a Ev Jo 6, 35-40 * Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços – B. Batista Mantuano, presbítero – MO e MF

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qua. Abr. 17
Santa Catarina Tekakwitha
Qui. Abr. 18
Beata Maria da Encarnação

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18