São Basílio, o Grande

02 Jan   Baslio

São Basílio, nasceu no ano de 330 na Capadócia, actual Turquia e faleceu no ano de 379 em Cesareia, Capadócia. São Basílio nasceu no seio duma família profundamente cristã. Os seus pais são reverenciados como santos nas Igrejas ortodoxas orientais.

Recebeu a instrução primária em casa, tendo depois estudado em Constantinopla (atualmente Istambul) e Atenas, onde conheceu Gregório Nazianzeno (santo celebrado também neste dia - http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/01/02/178/-/s-greg%C3%B3rio-nazianzeno-nazia

nzo.html).

Ambos se juntaram a uma comunidade cristã no Ponto, onde Basílio desenvolveu os seus ensinamentos sobre o monasticismo.

Viria a ser ordenado por volta do ano 362 e regressou a Cesareia, onde desenvolveu um argumento teológico contra o arianismo, na altura o credo do imperador romano Valente. No ano de 379, Basílio sucedeu a Eusébio como bispo de Cesareia. Os seus argumentos em defesa do Concílio de Niceia de 325 foram favoravelmente apresentados por Gregório Nazianzeno no Concílio de Constantinopla de 381, após a morte prematura de Basílio.

• Verde – Ofício da féria. Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18). L 1 Tg 4, 1-10; Sal 54 (55), 7-8. 9-10a. 10b-11ab. 23 Ev Mc 9, 30-37 * Na Congregação da Paixão de Jesus Cristo – Oração de Jesus Cristo no Horto – MO * Na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus – Oração de Jesus Cristo no Horto – MF * Na Congregação Salesiana e no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – SS. Luís Versiglia, bispo, e Calisto Caravário, presbítero, mártires – FESTA * Na Congregação do Santíssimo Redentor – Aniversário da aprovação do Instituto (1749).

Santa Valburga
São Calisto Caravário
São Luís Versiglia

• D. José Traquina apela ao cuidado com a Pastoral dos Batismos Santarém, 25 fev 2020 (Ecclesia) – O bispo de Santarém anunciou que as comunidades católicas da diocese vão ajudar a ajudar população de Pemba, em Moçambique, atingida pelas cheias de 2019, com os donativos recolhidos durante a próxima Quaresma. “A Renúncia Quaresmal de 2020 […] The post Santarém: Diocese vai ajudar população de Pemba, em Moçambique, atingida pelas cheias de 2019 appeared first on Agência ECCLESIA.

• D. Nuno Brás divulgou a mensagem para a Quaresma, um tempo oportuno para «dar mais intensidade» à vida cristã Funchal, 25 fev 2020 (Ecclesia) – O bispo do Funchal afirma na mensagem para a Quaresma que a diocese vai colaborar na preparação de um espaço no Centro do Funchal para acolher os sem-abrigo da cidade. […] The post Funchal: Diocese apoia projeto para acolher sem-abrigo no centro da cidade appeared first on Agência ECCLESIA.

• Participantes vão rezar pela defesa e cuidado da vida humana, desde a «gestação até à morte» Ponta Delgada, Açores, 25 fev 2020 (Ecclesia) – Os ranchos de romeiros vão começar a percorrer as estradas da ilha açoriana São Miguel, na madrugada do próximo dia 29, nas romarias quaresmais, com um pedido do bispo diocesano para […] The post Açores/Quaresma: Romeiros de São Miguel saem para a estrada appeared first on Agência ECCLESIA.