Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santo André Bobola

Quinta-feira, 16 Maio 2019por Visualizações : 1900

16mai s. andré bobolaSanto André Bobola nasceu a 30 de novembro de 1591 em Sandomir (Polónia) e faleceu a 16 de maio de 1657 em Janow (Lituânia).

Santo André Bobola estudou no colégio jesuíta da sua cidade natal, e era apontado pelos mestres como modelo para os outros estudantes. Aos 21 anos entrou para a Companhia de Jesus em Wilna. Fez profissão religiosa, sendo depois encarregado da educação da juventude em vários colégios jesuítas, conquistando os alunos pela sua amabilidade e bondade.

Santo André Bobola era corpulento, mas de baixa estatura. O seu ar nobre, afável e piedoso atraía as pessoas.

Santo André Bobola fez a sua profissão solene no dia 2 de junho de 1630, e tornou-se superior da residência dos jesuítas em Bobruisk. Seis anos mais tarde, em 1636 Santo André Bobola demitiu-se do cargo de superior, para se dedicar exclusivamente às missões.

Nessa altura os cossacos (povo da Ucrânia), os russos e os tártaros devastavam a Polónia, e a fé católica era objeto dos ataques simultâneos de protestantes e cismáticos (sacerdotes que se haviam separado da igreja). Muitos foram os católicos que foram expulsos das suas casas e levados em cativeiro. Era uma época muito difícil para o apostolado, entretanto o intrépido Pe. Bobola não se detinha diante dessas dificuldades.

Quando Santo André Bobola começou o seu apostolado em Janow, havia apenas dois católicos na cidade, mas quando o santo morreu praticamente toda a cidade tinha voltado à verdadeira fé. Mesmo os fiéis da Igreja Ortodoxa russa, cismática, não podiam resistir à sua pregação, e se convertiam em grande número à verdadeira Igreja.

Os sacerdotes cismáticos, não podendo segurar esses fiéis em suas fileiras, voltavam contra Santo André Bobola todo o seu ódio. E davam dinheiro a desclassificados para atacarem-no com injúrias e maus tratos. Como isso não adiantasse, reuniram crianças de rua para esperaram que Santo André Bobola saísse de casa e o acompanhassem atirando-lhe os objetos mais vis, em meio a tremenda algazarra. Quando o santo ia visitar um enfermo, esperavam-no do lado de fora, gritando contra ele os mais injuriosos epítetos. O mesmo faziam quando Santo André Bobola ia pregar. E assim procuravam tornar sua vida impossível. Santo André Bobola permanecia imperturbável diante de tanta injúria, e demonstrava para com essas crianças bondade, uma paz de coração e desejo de fazer-lhes bem.

Os sacerdotes cismáticos ao verem que nada demovia Santo André Bobola decidiram matá-lo. Para tal chamaram os cossacos, que haviam invadido a Polónia.

No dia 16 de maio de 1657, véspera da Ascensão de Nosso Senhor, Santo André Bobola estava na pequena cidade de Perezdyle, onde fora pregar em preparação para a festa do dia seguinte. À notícia da aproximação dos cossacos, os fiéis pressionaram o santo para que fugisse, contudo dois dos cossacos alcançaram-no, despiram-no, amarraram-no a uma árvore e golpearam santo André Bobola

Depois levaram Santo André Bobola até aos chefes, que quiseram de todos os modos obter a apostasia do santo. Como Santo André Bobola permaneceu firme na fé, ataram-no a um poste e flagelaram-no impiedosamente durante largo tempo. Em seguida aplicaram-lhe em redor da cabeça dois galhos de um arbusto e apertaram-nos por meio de torções e contorções, provocando dores atrozes no santo. Depois arrancaram a pele das mãos de Santo André Bobola, deixando-as em carne viva. Ainda não satisfeitos e como Santo André Bobola não negava a fé em Jesus Cristo, ligaram-no às selas de dois cavaleiros e obrigaram-no a segui-los até Janow. Como ele não andava com a velocidade desejada pelos cossacos, deram-lhe vários golpes, ficando o santo com duas profundas feridas nos braços.

À entrada de Janow havia uma pequena casa destinada ao matadouro público. Ali levaram Santo André Bobola, amarraram-no a um banco, e com tochas foram-lhe queimando a fogo lento os lados e o peito. Depois disso continuaram a martirizar o santo, arrancando-lhe dedos, a língua e um olho. No fim da enorme tortura que Santo André Bobola sofreu uma luz sobrenatural apareceu sobre Janow, e os cossacos fugiram com medo.

Santo André Bobola foi canonizado em 17 de abril de 1938 pelo Papa Pio XI.

 

Santo André Bobola rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Vermelho. Ofício divino com as particularidades indicadas no Próprio. CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR L 1 Is 52, 13 – 53, 12; Sl 30 (31), 2 e 6. 12-13. 15-16. 17 e 25 L 2 Heb 4, 14-16 – 5, 7-9 Ev Jo 18, 1 – 19, 42 * Em todas as dioceses de Portugal – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Aqueles que participam na celebração da Paixão do Senhor, não dizem Vésperas. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia
Sáb. Mar. 30
São João Clímaco
Sáb. Mar. 30
São Quirino de Neuss

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18