Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Simão Stock

Quinta-feira, 16 Maio 2019por Visualizações : 1840

16mai s. simão stockSão Simão Stock nasceu em 1165, no castelo de Harford, condado de Kent, na Inglaterra e faleceu a 16 de maio de 1265. São Simão Stock era filho do governador do castelo de Harford e julga-se que teria parentesco com a família real inglesa. Antes de nascer e devido a um problema de saúde a mãe de São Simão Stock consagrou-o à Virgem Maria.

Depois como sinal de reconhecimento e agradecimento, sempre que amamentava o pequeno Simão Stock, a sua mãe oferecia-o à Mãe de Deus, rezando de joelhos uma Ave-Maria. Quando por algum motivo a sua mãe se esquecia de rezar, São Simão Stock recusava alimentar-se até que a oração estivesse completa.

Quando o bebé, devido a algum mal-estar próprio da idade, começava a chorar, bastava que a mãe lhe mostrasse uma estampa da Virgem para que ele se acalmasse imediatamente.

São Simão Stock aprendeu a ler muito novo e começou a rezar o Pequeno Ofício da Santíssima Virgem, e o Saltério em latim, como via os seus pais fazerem.

Aos sete anos São Simão Stock iniciou o estudo das Belas Artes no colégio de Oxford, com tanto sucesso que surpreendeu os professores. Isso fez com que fosse admitido à Mesa Eucarística, num tempo em que o costume era receber a Sagrada Hóstia muito mais tarde. Foi então que consagrou sua virgindade à Santíssima Virgem.

Perseguido pela inveja do irmão mais velho, e atendendo a uma voz interior que lhe inspirava o desejo de abandonar o mundo, São Simão Stock deixou o lar paterno aos 12 anos, e refugiou-se no interior de um grande carvalho que encontrou numa floresta isolada. Daí o seu nome Stock, pois em inglês a palavra usada para carvalho é precisamente stock.

No seu refúgio apenas havia espaço para se deitar e para um pequeno oratório a Nossa Senhora que São Simão Stock construiu com pedras. São Simão Stock bebia água de uma fonte nas proximidades e alimentava-se de ervas, raízes e frutos silvestres. De vez em quando, porém, um misterioso cão levava-lhe um pedaço de pão.

São Simão Stock viveu isolado por 20 anos, até que num sonho Nossa Senhora lhe pediu que se juntasse a certos monges que viriam à Inglaterra, provenientes do Monte Carmelo, na Palestina. Apesar do grande atrativo que tinha pela solidão, São Simão Stock voltou para a casa dos pais e retomou os seus estudos. Formou-se em teologia e foi ordenado sacerdote. Enquanto aguardava a chegada dos monges preditos, o Pe. Simão Stock dedicou-se à pregação.

No ano de 1213 chegaram à Inglaterra dois frades carmelitas e São Simão Stock pôde receber o hábito da Ordem em Aylesford. Em 1215, tendo chegado aos ouvidos de São Brocardo, segundo Geral latino do Carmo, a fama das virtudes de São Simão Stock, quis tê-lo como coadjutor na direção da Ordem; e em 1226, nomeou-o Vigário-Geral de todas as províncias europeias.

Nessa altura a Ordem do Carmo sofria uma forte perseguição dentro do próprio clero. Pediam a sua extinção por contrariar o IV Concílio de Latrão, que proibia a instituição de novas ordens, embora os carmelitas já fossem uma ordem muito antiga. São Simão Stock enviou delegados a Roma para que resolvessem a questão e, após muitas contrariedades, Nossa Senhora apareceu ao Papa Honório III e ordenou-lhe que aprovasse a Regra do Carmo, confirmasse Ordem e assumisse sua proteção.

Em 1237 São Simão Stock participou do Capítulo Geral da Ordem na Terra Santa. Eram os tempos das Cruzadas e os muçulmanos estavam prestes a dominar a região. Os monges certamente seriam assassinados e os conventos, destruídos. Alguns queriam ficar, mesmo sob risco de martírio, mas São Simão, como muitos outros, era a favor da retirada. Ele não via nenhum proveito nesses heroicos atos, que sequer seriam testemunhados, e julgava muito mais frutuoso a catequização da Europa. Uma vez que os sarracenos dominavam os mares, mesmo aqueles que como São Simão Stock pretendiam fazer não o puderam fazer. Depois disto, São Simão Stock isolou-se numa gruta do Monte Carmelo, onde passou mais seis anos de inteira solidão. Ao fim desses seis anos, São Simão Stock soube que alguns cruzados ingleses se preparavam para voltar à sua terra, e julgou seu dever partir com eles.

Num novo Capítulo, em 1245, São Simão Stock foi eleito 6° Prior Geral da Ordem Carmelita. As perseguições aos carmelitas pelos clérigos continuavam, mesmo após a Bula Papal de Honório III. E São Simão Stock teve que sofrê-las mais alguns anos até que em 1251, quando fervorosamente rezava a Nossa Senhora pedindo-lhe uma ajuda para manter a Ordem, ela lhe apareceu e ofereceu-lhe o Escapulário, dizendo-lhe que era um sinal de salvação e que todos os que morressem com ele seriam preservados do fogo eterno.

Essa graça especialíssima foi imediatamente difundida pelos lugares onde os carmelitas estavam estabelecidos, e autenticada por muitos milagres que, ocorrendo por toda parte, fizeram calar os adversários dos Irmãos da Santíssima Virgem do Monte Carmelo.

Como Prior Geral da Ordem, São Simão Stock procurou propagar de todas as formas a Ordem pela Europa, preferindo fundar casas em cidades onde havia universidades. Fundou casas em Cambridge (1249), Oxford (1253), Paris (1254) e Bolonha (1260).

Já centenário, São Simão Stock faleceu a 16 maio de 1265 em Bordeaux quando se dirigia a Tolouse para o Capítulo Geral da Ordem.

 

São Simão Stock rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Mar. 28
São Sisto III
Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • O Dia do Acólito da Diocese do Algarve realiza-se no fim de semana de 19 e 22 de abril em Pechão. Promovido pelo Centro Diocesano de Acólitos (CDA), o encontro tem este ano como tema “Juntos procuremos Jesus escondido”, adjetivo com que Francisco Marto, vidente de Fátima e padroeiro daqueles servidores do altar, se referia […]

  • No Domingo de Páscoa têm início em Loulé as festividades daquela que é considerada a maior manifestação religiosa a sul de Fátima. As festas em honra de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como «Mãe Soberana», as de maior expressão religiosa no Algarve, terão este ano como pregador o patriarca de Lisboa, D. Rui Valério. […]

  • Volta a realizar-se em São Brás de Alportel no próximo Domingo de Páscoa, 31 de março, a tradicional Festa das Tochas Floridas, uma manifestação popular da fé em Jesus Cristo ressuscitado. Esta festa, e concretamente a Procissão da Ressurreição, mais conhecida como Procissão de Aleluia, participada por milhares de pessoas, incluindo emigrantes e muitíssimos turistas […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18