Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Clemente Hofbauer

Sexta-feira, 15 Março 2019por Visualizações : 2030

15Mar S. Clemente HofbauerSão Clemente Hofbauer nasceu a 25 de dezembro de 1751 em Tasswitz, Áustria e faleceu a 15 de março de 1820 em Viena, Áustria. Era um dos doze filhos de Paulo Hofbauer e de Maria Steer. Foi batizado com o nome de João no dia seguinte ao do seu nascimento. Ficou órfão de pai aos sete anos. Consta nas anotações de São Clemente Hofbauer que no dia da morte do seu pai, a sua mãe Maria Steer lhe mostrou um crucifixo e disse-lhe: “A partir de hoje, este é o teu Pai”. São Clemente Hofbauer terá decidido então tornar-se padre e missionário.
Contudo as condições económicas em que a família vivia dificultaram a realização do sonho de São Clemente Hofbauer. Aos 15 anos foi morar na cidade de Znaim, onde aprendeu o ofício de padeiro. Três ano depois, empregou-se como servente no mosteiro dos premonstratenses de Burk, onde desempenhou o ofício de padeiro. A vocação do jovem foi notada pelo abade, que o deixou estudar latim. Quando o abade morreu, foi viver como eremita e mudou o nome para Clemente Maria.
Entretanto de volta para Viena, e graças à generosidade de três senhoras piedosas e ricas, pode estudar na universidade. Em 1784 viajou novamente para Roma junto com um estudante e amigo Tadeu. Os dois peregrinos foram parar entre os redentoristas, recentemente estabelecidos em São Julião, no Monte Esquilino, onde eles foram recebidos como candidatos.
Depois de um noviciado breve, fizeram a profissão no dia 19 de março de 1785 e, dez dias depois, em 29 de março de 1785, foram ordenados padres em Alatri. Junto com o Padre Tadeu, São Clemente Hofbauer voltou a Viena onde quis estabelecer a Congregação.
Mas isto não era possível devido às leis josefinistas (teoria política onde a Igreja só teria domínio moral sobre os fiéis, e todas as outras questões - incluindo a administração da Igreja - deveriam ficar submetidas às leis e autoridades do Estado). Assim São Clemente Hofbauer foi para Varsóvia onde se encarregou da igreja alemã de São Beno. São Clemente Hofbauer começou uma intensa atividade pastoral, e lá atraiu numerosos candidatos desejosos de se unirem a ele. A igreja de São Beno tornou-se sede de uma missão contínua com um programa diário de pregações, instruções, confissões e devoções. São Clemente Hofbauer fundou, também, um orfanato para os meninos e meninas. São Clemente Hofbauer continuou esta atividade até 1808, quando Napoleão Bonaparte fechou a igreja e dispersou a comunidade.
São Clemente Hofbauer estabeleceu-se novamente em Viena e lá permaneceu até à sua morte. Como capelão do convento e da igreja das Ursulinas, teve uma influência extraordinária na cidade inteira. Aconselhou e encorajou alguns líderes do novo movimento romântico e outros que trabalhavam para a renovação católica nos países de idioma alemão. Foi-lhe conferido o título e a responsabilidade de Vigário Geral da congregação redentorista fora da Itália, principalmente para o sul da Alemanha e Suíça. São Clemente Hofbauer foi a base da renovação da vida redentorista na Europa do Norte.
São Clemente faleceu a 15 de março de 1820 em Viena.
Foi canonizado em 1909 pelo Papa Pio X.
É padroeiro da cidade de Viena e dos padeiros.

 

São Clemente Hofbauer, rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 7, 51 – 8, 1a; Sl 30 (31), 3cd-4. 6ab e 7b e 8a. 17 e 21ab Ev Jo 6, 30-35

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Ter. Abr. 16
Magno das Órcades
Ter. Abr. 16
Santa Bernardette
Ter. Abr. 16
São Bento José Labre
Qua. Abr. 17
Santa Catarina Tekakwitha

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18