São Patrício

Sábado, 17 Março 2018por Visualizações : 2200

17Mar S. PatrícioSão Patrício nasceu no ano 387 provavelmente em Banwen, País de Gales e faleceu a 17 de março de 461 em Down, Irlanda. Sabe-se que São Patrício nasceu numa vila que pertencia ao seu pai Calpurnius e ficava numa região entre Inglaterra e a Escócia. O seu pai, Calpurnius, era cristão e o seu avô era padre (nesse tempo, os padres podiam-se casar).

Porém, apesar da influência religiosa, só na idade da adolescência São Patrício se começou a interessar pela religião e pelos estudos.

Quando tinha dezasseis anos, São Patrício foi raptado por um grupo de piratas irlandeses sendo de seguida vendido como escravo. Levado à força para a Irlanda, São Patrício foi submetido a trabalhos forçados num ambiente terrível, entre pessoas rudes, brutas e pagãs. São Patrício tentou fugir duas vezes sem sucesso. Seis anos depois São Patrício conseguiu fugir e alcançou a libertação com que há tanto sonhava.

O jovem Patrício conseguiu embarcar para a Grã-Bretanha indo depois para a França. Em França São Patrício viveu em vários mosteiros. Fixou-se depois no mosteiro de Ésir, sob a orientação de São Germano (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/05/28/62954/-/s%C3%A3o-germano.html).

São Patrício começou juntamente com São Germano uma grande missão apostólica nas terras da Grã-Bretanha, contudo o desejo de São Patrício era evangelizar a Irlanda, aquele povo pagão, que o tinha escravizado. No ano de 432 aquando da morte do Bispo Paládio (responsável pela missão na Irlanda) São Patrício é sagrado bispo e enviado para a Irlanda pelo Papa Celestino I.

São Patrício viveu na Irlanda as três décadas seguintes e dedicou-se a evangelizar o povo. A missão de São Patrício levou à conversão de praticamente toda a Irlanda. O seu lema era respeitar para ser respeitado. Por causa da atitude respeitosa de São Patrício, não existiu repressão contra os cristãos na Irlanda. O próprio rei Leogário, percebendo a santidade de São Patrício, converteu-se e possibilitou que toda a sua corte se convertesse.

Além de viver uma vida santa, que tocava os corações, São Patrício era um homem de grande visão e dinamismo. São Patrício fundou inúmeros mosteiros pelo país, como centros de irradiação do cristianismo e da cultura. Da Irlanda partiram vários monges missionários que peregrinaram por muitas terras estrangeiras anunciando o Evangelho

Para explicar como a Santíssima Trindade é três e um, ao mesmo tempo, São Patrício utilizava o trevo de três folhas e por isso o mesmo tem papel importante na cultura Irlandesa. São Patrício foi ainda o incentivador do sacramento da confissão particular, tal como conhecemos hoje, visto que antes o mesmo era realizado de forma pública. Um século mais tarde essa prática propagou-se para a restante Europa.

São Patrício faleceu a 17 de março de 461, na cidade de Down (atual Downpatrick -Cidade de Patrício) em sua homenagem.

São Patrício é co-padroeiro da Irlanda.

São Patrício rogai por nós!

• Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Qui. Mar. 28
São Sisto III