Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Luísa de Marillac

Quinta-feira, 15 Março 2018por Visualizações : 2146

15Mar S. Luisa de MarillacSanta Luísa de Marillac nasceu a 12 de agosto de 1591, na França. Provavelmente foi adotada, sendo registrada como filha natural de Luis 1º de Marillac, cavaleiro e Senhor de Ferriéres-em-Brie e comandante de uma companhia do rei.

Aos 4 anos o seu pai envia-a para o Mosteiro Real de Saint-Louis de Poissy, das freiras dominicanas, onde recebeu uma esmerada educação.

Santa Luísa de Marillac era de constituição frágil, de baixa estatura, magra, bonita, nariz afilado, olhos expressivos, boca pequena. Dotada de grande capacidade intelectual e de vontade enérgica. Era muito sensível e inclinada ao escrúpulo, à timidez, à insegurança, minuciosa e perfeccionista, muito aberta às coisas de Deus e do próximo.

Santa Luísa de Marillac permaneceu no convento de Poissy até à morte do seu pai. O seu tio Miguel de Marillac, (chanceler da França) passa a ser o seu tutor e coloca Santa Luísa de Marillac num lar para meninas em Paris. Nessa época Santa Luísa de Marillac começa a frequentar as freiras capuchinhas, Filhas da Cruz. Ali a santa faz votos de servir a Deus e aos pobres. Ela sentia que esta era sua verdadeira vocação e o que mais desejava.

Porém o seu tutor Miguel de Marillac decide casá-la com um secretário dos comandantes da Rainha Mãe, Maria de Médicis. Assim, em fevereiro de 1613, Santa Luísa de Marillac casa-se com Antonio Le Gras com quem tem o filho a que coloca o nome de Miguel em homenagem ao seu tio.

Por volta do ano 1621 o seu marido adoece e Santa Luísa de Marillac fica sempre a seu lado. Contudo, sente-se rejeitada por todos, até mesmo por Deus.

No dia 4 de junho de 1623 (dia de Pentecostes nesse ano) Santa Luísa de Marillac recebeu uma graça do Espírito Santo: o seu espírito foi iluminado e suas dores e tristezas desapareceram. Aí Santa Luísa de Marillac compreendeu que deveria ficar com o seu marido e cuidar dele até quando ele morresse. Deveria também cuidar do seu filho até poder enviá-lo para as pensões dos filhos dos nobres, onde ele seria bem cuidado e educado. Depois disso, Luísa de Marillac teria tempo para cumprir a sua vocação de ajudar os mais necessitados.

Em 1625 o marido veio a falecer, na paz, depois de muita revolta e intranquilidade e Santa Luísa de Marillac encontra o encontra o Padre Vicente (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/09/27/54404/-/s%C3%A3o-vicente-de-paulo.html), ela tem 34 anos, é uma viúva angustiada, inquieta na busca da vontade de Deus, com uma vida de oração toda estruturada em exercícios, em devoções, em jejuns e disciplinas.

Santa Luísa de Marillac coloca o filho numa pensão em Saint- Nicolas, como era costume na época. Os filhos dos nobres eram colocados nessas pensões, onde eram muito bem cuidados e educados. Isso tranquilizou o coração de Luísa de Marillac.

Depois, Luísa de Marillac vai trabalhar com São Vicente de Paulo, nas Damas da Caridade (obra fundada por São Vicente), ajudando diretamente aos pobres. São Vicente nomeou Luísa como inspetora das casas de caridade. Em março de 1634, com a ajuda e permissão do Padre Vicente, Santa Luísa de Marillac e mais quatro amigas fundam a Companhia das Filhas da Caridade. Em 1655 a santa consegue a aprovação da congregação com o Papa.

Santa Luísa de Marillac e S. Vicente de Paulo começam a fazer muita coisa: ajudam as crianças abandonadas, dão socorro às vítimas da guerra dos 30 anos, cuidam de doentes mentais, participam da criação do hospital do Santo Nome de Jesus e do Hospital Geral de Paris.

São Vicente, então, escreve a regra para as casas da caridade. Com essas palavras de São Vicente e com sua ajuda, Santa Luísa de Marillac funda várias casas das Irmãs de Caridade em várias cidades da França e também na Polónia, a pedido da Rainha Maria Gonzaga. Em 1652, quando a "peste" assolou a cidade de Paris, Santa Luísa e as irmãs tiveram grande trabalho para ajudar os doentes, de tal forma que não pararam um só momento.

No ano de 1660 Santa Luísa de Marillac sentia que seu fim estava se aproximando e queria ser assistida por São Vicente de Paulo. O seu desejo, porém, não aconteceu pois ele com 85 anos também estava muito doente, São Vicente de Paulo apenas lhe conseguiu enviar uma bênção.

Santa Luísa de Marillac faleceu a 15 de março de 1660.

Foi canonizada pelo Papa Pio XI a 11 de março de 1934 e declarada patrona das Obras Sociais pelo Papa João XXIII no ano de 1960.

 

Santa Luísa de Marillac rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Mar. 28
São Sisto III
Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • O Dia do Acólito da Diocese do Algarve realiza-se no fim de semana de 19 e 22 de abril em Pechão. Promovido pelo Centro Diocesano de Acólitos (CDA), o encontro tem este ano como tema “Juntos procuremos Jesus escondido”, adjetivo com que Francisco Marto, vidente de Fátima e padroeiro daqueles servidores do altar, se referia […]

  • No Domingo de Páscoa têm início em Loulé as festividades daquela que é considerada a maior manifestação religiosa a sul de Fátima. As festas em honra de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como «Mãe Soberana», as de maior expressão religiosa no Algarve, terão este ano como pregador o patriarca de Lisboa, D. Rui Valério. […]

  • Volta a realizar-se em São Brás de Alportel no próximo Domingo de Páscoa, 31 de março, a tradicional Festa das Tochas Floridas, uma manifestação popular da fé em Jesus Cristo ressuscitado. Esta festa, e concretamente a Procissão da Ressurreição, mais conhecida como Procissão de Aleluia, participada por milhares de pessoas, incluindo emigrantes e muitíssimos turistas […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18