Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beato Reginaldo de Orleães

Segunda-feira, 12 Fevereiro 2018por Visualizações : 6109

12fev B. Reginaldo de OrleãesBeato Reginaldo de Orleães nasceu no ano de 1175 na cidade de Saint Gilles, França e faleceu a 12 de fevereiro de 1220 em Paris.

Desde pequeno que o Beato Reginaldo de Orleães foi uma criança especial, possuía inteligência acima da média e vocação religiosa. Reginaldo de Orleães era um comunicador nato, e tornou-se uma figura extremamente carismática e singela, generoso com o próximo, mas austero consigo mesmo. 

Quando atingiu a idade indicada, o beato foi estudar direito canónico na Universidade de Paris. No ano de 1206, depois de receber o diploma de doutor, foi convidado para ser professor titular da cadeira de direito canónico, cargo que aceitou e exerceu durante cinco anos. Beato Reginaldo de Orleães dividia o seu tempo com o trabalho, o estudo, a caridade e a oração contemplativa unida a rígida penitência, alcançando grandes progressos espirituais.

Reginaldo de Orleães ficou conhecido e tornou-se respeitado quer no meio académico quer no meio do clero. Os que prezaram da sua companhia diziam que Reginaldo de Orleães era um gigante durante os sermões; ardoroso e veemente, adquiria um brilho especial, fazendo com que a presença de Deus fosse sentida no ambiente e o no coração dos ouvintes. 

No início do ano de 1212, Reginaldo aceitou ser decano (cardeal mais antigo) e canónico na diocese da cidade francesa de Orleães. Sempre humilde, Reginaldo de Orleães continuou a cativar os fiéis com a sua oratória. No ano de 1218, desejando definir em que Ordem ingressar, aceitou acompanhar o bispo de Orleães numa peregrinação a Roma com destino à Terra Santa. 

Ao chegar ao Vaticano, o beato tomou conhecimento de sobre uma Ordem recém-criada, para a formação de padres predicantes, cujo fundador, o padre Domingos de Gusmão (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/08/08/15589/-/s-domingos.html).

Embora interessado na ordem, o Beato Reginaldo de Orleães decidiu seguir para Jerusalém, mas logo depois regressou pois ficou gravemente doente. Apesar de desenganado, o beato foi milagrosamente curado pela intercessão de Nossa Senhora, que lhe apareceu e mostrou um hábito. Reginaldo de Orleães percebeu que se tratava da Ordem dos Padres Predicadores, indo procurar o seu fundador (Domingos de Gusmão), que o aceitou e lhe deu a primeira missão a ser executada em Bolonha, Itália. Como grande predicador que era, Reginaldo de Orleães inflamou os ânimos dos seus ouvintes, despertando as vocações e induzindo muitos a ingressarem na nova congregação. De modo que, o edifício da comunidade, em Santa Maria de Mascarela, se tornou pequeno e tiveram de se transferir para o outro convento, na propriedade rural de São Nicolau, não muito distante. 

Pelos resultados fantásticos e devido ao sucesso obtido em Bolonha, no final do ano seguinte (1219), Reginaldo de Orleães foi enviado a Paris, para impulsionar aquela comunidade. O sucesso repetiu-se, pois ali também a sua palestra entusiasmada exerceu um fascínio irresistível. 

Faleceu a 12 de fevereiro de 1220.

Foi beatificado pelo Papa Pio IX em 1875.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Vermelho. Ofício divino com as particularidades indicadas no Próprio. CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR L 1 Is 52, 13 – 53, 12; Sl 30 (31), 2 e 6. 12-13. 15-16. 17 e 25 L 2 Heb 4, 14-16 – 5, 7-9 Ev Jo 18, 1 – 19, 42 * Em todas as dioceses de Portugal – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Aqueles que participam na celebração da Paixão do Senhor, não dizem Vésperas. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia
Sáb. Mar. 30
São João Clímaco
Sáb. Mar. 30
São Quirino de Neuss

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18