São Bento de Aniano

Domingo, 11 Fevereiro 2018por Visualizações : 5537

11fev S. Bento de AnianoSão Bento de Aniane (ou Aniano em português), nasceu por volta do ano 750 no Império Carolíngio (atual França) e faleceu a 12 de fevereiro de 821 em Aix-la-Chapelle (França). Era filho do conde de Maguelone (França). De origem visigoda, São Bento de Aniane foi batizado como Witiza. A sua educação ocorreu na corte do Rei franco Pépin le Bref, e teve como companheiros os sobrinhos do rei, Adalhard e Wala. Tornou-se o escansão da rainha, Bertrade de Laon e permaneceu na corte de Carlomagno após a morte de Pepin.

No ano de 773, São Bento de Aniane participou da expedição contra os Lombardos na Itália e São Bento de Aniane parecia estar destinado a uma brilhante carreira militar.

No ano de 774 ou 775, depois de quase se ter afogado ao tentar salvar um irmão de se afogar, perto de Pavia, São Bento de Aniane, ainda com o nome de Witiza tornou-se monge na Abadia de Saint-Seine, a 27 km ao norte de Paris e a oeste da cidade de Dijon. Pensa-se que terá sido nessa ocasião que renunciou ao seu nome gótico para se tornar, na religião, "o bem-aventurado" ou irmão "Bento".

Na Abadia de Saint-Seine, São Bento de Aniane mostrou um rigoroso ascetismo e estudou as muitas regras em uso, além da de São Bento de Núrsia: regra de São Pacômio, regra de São Basílio e regra de São Columbano.

São Bento de Aniane passou a tratar da adega do mosteiro. Por volta de 780, a sua comunidade escolheu-o como abade, mas São Bento de Aniane fugiu e instalou-se na região de Montpellier.

São Bento de Aniane levou uma vida de anacoreta (monges que vivem em retiro dedicando-se à oração e à produção de textos litúrgicos) e fundou no ano de 782 a abadia de Aniane (26 km a oeste de Montpellier) juntamente com os seus discípulos. Para este mosteiro São Bento de Aniane escolheu o cenobitismo (monges que vivem em comunidade, dividindo o tempo em trabalho, oração e liturgia).

Graças à sua abadia São Bento de Aniane adquiriu notoriedade e prestígio consideráveis. Na primavera de 792, São Bento de Aniane foi a Ratisbona com Carlos Magno e obteve do imperador cartas de imunidade e reconhecimento da liberdade de eleição do abade.

O desenvolvimento do mosteiro, no entanto, foi dificultado pelo rigor exigido por São Bento de Aniane. Então o santo voltou-se para a regra de São Bento de Núrsia, que desejava reforçar em sentido estrito: modificando e completando esta regra por meio de Columbano e elaborou a "concordância das regras" apoiando-se nos seus comentários sobre a regra de São Bento (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/07/11/57946/-/s-bento.html).

O mosteiro logo contou mais de trezentos monges, 12 que se espalharam por todo o Império para espalhar o domínio beneditino, reformar as antigas abadias e fundar novos mosteiros.

Em 792, a abadia tornou-se real e a influência que este novo estatuto conferiu à abadia foi usada por São Bento de Aniane para propagar o beneditismo na Aquitânia, Languedoc, Auvergne, Borgonha. A nova regra interessou muito a Luís I (de França), que queria alcançar a unidade religiosa do Império. Assim o rei chamou o abade d'Aniane a Inden, perto de Aix-la-Chapelle. Lá, São Bento de Aniane preparou, a pedido do rei, dois sínodos que lidam com a reforma do monaquismo.

Apoiado pelo imperador e secundado por Alcuin, padre de Saint-Martin de Tours e por Théodulf, bispo de Orleans, São Bento de Aniane aplicou com grande inteligência a regra beneditina em mais de vinte mosteiros na Aquitânia. O sul do Loire também se beneficiou pouco a pouco dessa reforma.As mudanças feitas por São Bento de Aniane espalharam-se rapidamente na Saxónia (Alemanha) e na Itália de 820-830. A vida beneditina gradualmente estabeleceu-se na Europa.

Quando Luís I se tornou imperador, apressou-se a instalar o seu conselheiro e amigo Bento de Aniane num mosteiro que acabara de encontrar para ele em Inden ou Inda (agora abadia Kornelimünster), não muito longe do palácio imperial (a cerca de dez quilómetros de Aix-la-Chapelle), para colocá-lo na cabeça de todos os monges do seu império. Em 817, Luís I reuniu em Aix-la-Chapelle todos os abades do Império para aceitar o capitulare monasticum preparado por São Bento de Aniane. O propósito desta constituição era regular e, em especial, unificar os diferentes estilos da vida monástica. O imperador, aderiu inteiramente a este projeto de purificação e proclamou sua aplicação em todo o Império.

São Bento de Aniane morreu a 12 de fevereiro de 821 na sua abadia de Kornelimünster.

Ficou conhecido como Segundo Bento.

São Bento de Aniane rogai por nós!

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 9, 1-20; Sl 116 (117), 1. 2 Ev Jo 6, 52-59 * Na Congregação das Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor – I Vésp. de Nossa Senhora, Mãe do Divino Pastor.

Santo Alfege de Abingdon
Santo Expedito