Santo Estêvão de Perm

Quinta-feira, 26 Abril 2018por Visualizações : 5229

26Abr EstÊvão de PermSanto Estêvão de Perm nasceu por volta do ano 1340 em Veliky Ustyug (Rússia) e morreu em 1396 em Moscovo (Rússia).

Santo Estêvão de Perm nasceu no seio duma família cristã. Era filho de Simeão e de Maria. Sob a influência da mãe, Santo Estêvão de Perm demonstrou desde o início da sua vida um grande zelo pelo serviço à Igreja. Ajudava o pai durante os ofícios e aprendeu a ler as Sagradas Escrituras, cumprindo também o papel de leitor.

Na juventude, Santo Estêvão de Perm fez os votos monásticos no mosteiro de Rostov. O mosteiro de Rostov era famoso pela sua coleção de livros, e Santo Estevão de Perm, desejando ler os Santos Padres no idioma original, aprendeu a língua grega.

Em 1376 Santo Estêvão de Perm fez uma viagem pelas terras ao longo dos rios Vychegda e Vym e nasceu no santo a vontade de evangelizar o povo komi. Em vez de impor a língua da Igreja Latina ou Eslava ao povo (como tinham feito os missionários que tinham passado por aquelas localidades), Santo Estêvão de Perm aprendeu a língua e as tradições do povo komi.

Assim Santo Estêvão de Perm compilou um alfabeto em zyriano (língua do povo komi) e traduziu alguns livros da Igreja. Depois de ter executado esta tarefa foi ordenado diácono pelo bispo de Rostov, Arsênio.

O povo komi realizava a sua idolatria, principalmente, em frente a uma árvore tida por sagrada, sacrificando perto da mesma, animais selvagens. Santo Estevão de Perm construiu a sua cela perto da à árvore e aproveitava estes sacrifícios para pregar a verdade. Quando Santo Estêvão de Perm cortou e queimou a árvore, o povo tentou matá-lo. Contudo como Santo Estêvão de Perm havia convencido muitos com a sua pregação, conseguiu construir no local uma Igreja dedicada a São Miguel Arcanjo, o vencedor dos espíritos das trevas. Os próprios convertidos passaram a derrubar e queimar os seus antigos lugares de idolatria, mas tiveram de enfrentar a oposição de sacerdotes locais, liderados por Pam, que interveio contra a disseminação da verdadeira fé.

Santo Estêvão de Perm salvou a vida do sacerdote Pam, em circunstâncias que desconhecemos, e convidou-o a aceitar Cristo. Como o sacerdote pagão se negou a converter-se ao cristianismo foi banido pelo seu próprio povo.

Em homenagem à conversão dos zyrianos, o Santo Estevão de Perm construiu uma Igreja dedicada a São Nicolau.

Em 1381, Estevão foi ordenado bispo da cidade de Perm, e a partir dali dedicou-se a cuidar de seu rebanho. Abriu várias escolas para os novos convertidos, onde estudavam as Sagradas Escrituras na sua própria língua. Além disso, o santo ajudou na tradução para a língua zyriana de vários livros, como o dos Salmos, os Santos Evangelhos e outros.

Santo Estêvão de Perm defendeu o povo komi da incursão de outras tribos, supriu-os com pão, intercedeu por eles junto a Moscovo.

Santo Estêvão de Perm faleceu no ano de 1395.

Santo Estêvão de Perm rogai por nós!