São Rodrigo

Terça-feira, 13 Março 2018por Visualizações : 2056

13Mar S. RodrigoHoje celebramos São Rodrigo de Córdova. Não se sabe a data nem o local do seu nascimento. São Rodrigo faleceu a 13 de março de 857 em Cabra, Córdova (Espanha) e faz parte dos mártires de Córdova, grupo de cristãos moçárabes condenados à morte por sua fé durante os reinados de Abderramão II e Maomé I no Emirado de Córdova.

Segundo a tradição, São Rodrigo era um sacerdote em Cabra, Espanha. São Rodrigo era um sacerdote muito zeloso na busca da santidade e cumprimento dos seus deveres, num tempo onde os cristãos eram duramente perseguidos.

São Rodrigo tinha dois irmãos, um muçulmano e outro sem religião (segundo algumas fontes, para outras o irmão era cristão). São Rodrigo atuava frequentemente como mediador das disputas dos dois irmãos.

Certa noite, os dois irmãos puseram-se a discutir com ardor um com o outro, e com tamanho ódio que acabaram por se esmurrar. São Rodrigo correu para separá-los, mas eles voltaram-se contra Rodrigo, e espancaram-no até ao ponto de o deixarem caído sem sentidos. Diante disso o irmão muçulmano mandou colocarem São Rodrigo numa padiola (maca) e levarem-no pelas ruas. enquanto ele próprio ia gritando que Rodrigo havia apostatado (renunciado ao cristianismo) e queria, antes de morrer, que fosse publicamente reconhecido como muçulmano. São Rodrigo encontrava-se sem forças para reagir, mas sentia uma profunda angústia. Assim que conseguiu ter forças, São Rodrigo fugiu e refugiou-se numa serra, em oração e contemplação, indo à cidade apenas para buscar alimentos.

Algum tempo depois, ao encontrar São Rodrigo numa das ruas de Córdoba, o irmão muçulmano arrastou-o até o cádi (magistrado muçulmano), acusando-o de retornar à fé cristã após ter se declarado muçulmano.

São Rodrigo negou que algum dia houvesse abandonado a religião cristã.  Ao ser questionado pelo juiz, Rodrigo declarou: “Nasci cristão e cristão hei de morrer cristão”. O cádi, no entanto, não acreditou em São Rodrigo e lançou-o numa das masmorras da cidade.

No local, São Rodrigo encontrou outro prisioneiro, Salomão (também mártir e santo), que fora preso pelo mesmo motivo. Os dois encorajaram-se mutuamente durante o longo encarceramento, que, segundo esperava o cádi, os faria renegar a fé. Como permaneceram inflexíveis, os dois foram separados; mas, quando nem isso deu resultado, foram decapitados em 13 de março de 857.

Estes dois santos, juntamente com Santo Eulógio, são os mais conhecidos entre os mártires de Córdova.

São Rodrigo rogai por nós!

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 9, 1-20; Sl 116 (117), 1. 2 Ev Jo 6, 52-59 * Na Congregação das Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor – I Vésp. de Nossa Senhora, Mãe do Divino Pastor.

Santo Alfege de Abingdon
Santo Expedito