Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Águeda

Segunda-feira, 05 Fevereiro 2018por Visualizações : 5967

5fev S. AguedaSanta Águeda é também conhecida como Santa Águeda de Catânia, Santa Águeda de Palermo, Santa Águeda da Sicília, ou Santa Ágata. Não há certezas em relação à sua data de nascimento ou à data do seu martírio, contudo as fontes apontam o ano 235 como o do seu nascimento e o dia 5 de fevereiro de 251 como à data da sua morte. Santa Águeda terá nascido no seio duma família rica da Catânia ou de Palermo (ambas cidades italianas) e foi morta na cidade de Catânia.
Santa Águeda consagrou a sua vida a Cristo ainda muito jovem. Procurava levar uma vida de oração constante e ajudar os mais pobres. Santa Águeda sentia no seu coração o forte desejo de uma consagração total, para dedicar sua vida à missão de anunciar a Boa Nova de Cristo a todos. Nisso estava a sua felicidade.
Quando Santa Águeda teria os seus 15 anos, Quinciano, um jovem nobre rico, poderoso e Cônsul da Itália, apaixonou-se por ela. Ficou encantado pela beleza e nobreza da jovem e queria de todas as formas casar-se com ela. Perante a recusa de Santa Águeda em se casar, Quinciano terá entregue Santa Águeda a Afrodísia (mulher de má conduta que juntamente com as suas 6 filhas geria uma casa de prostituição) para que tentasse desviar Santa Águeda de Deus. Ao fim de um mês, Afrodísia terá contactado o Cônsul Quinciano que apesar dos esforços não tinha conseguido que Santa Águeda abjurasse a sua fé.
Revoltado com esta situação, o Cônsul mandou prender Santa Águeda na Sicília, sob a acusação de prática de bruxaria e participação de seitas proibidas. O Imperador na época era Trajano Décio, um grande perseguidor dos cristãos, que deu apoio a Quinciano. Assim Santa Águeda foi presa e submetida a grandes torturas e interrogatórios, para que renegasse a sua fé.
Como Santa Águeda não renegava a fé em Jesus Cristo nem aceitava casar com Quinciano, começou por ser esticada na roda, açoitada e marcada com ferros em brasa. Depois, o cônsul, furioso por Santa Águeda não mudar de ideias, mandou esmagar e arrancar os seios da Santa e ser colocada na cela sem comida nem auxílio médico. Estando a santa na cela, terá tido uma visão de São Pedro com um anjo que a reconfortou com uma luz divina e a curou.
Depois de ver que a virgem Santa Águeda estava curada, Quinciano mandou amarrá-la e que fosse arrastada sobre carvão em brasa e vidros. Santa Águeda rezava dizendo: "Meu Senhor Jesus Cristo, Vós sois o meu coração e a minha mente. Leve-me e faça-me sua." Santa Águeda pedia a morte a Deus, para aliviar seus sofrimentos.
No meio das torturas de Santa Águeda, houve um grande tremor de terra por causa do vulcão Etna. Assim, Santa Águeda morreu de joelhos, em oração, soterrada pelo terramoto no dia 5 de fevereiro do ano 251.

 

Santa Águeda é invocada contra erupções e terramotos e é representada com uma palma na mão e os dois seios em uma bandeja.

 

Santa Águeda rogai por nós!

 

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 9, 1-20; Sl 116 (117), 1. 2 Ev Jo 6, 52-59 * Na Congregação das Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor – I Vésp. de Nossa Senhora, Mãe do Divino Pastor.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Abr. 19
Santo Alfege de Abingdon
Sex. Abr. 19
Santo Expedito
Sex. Abr. 19
São Leão IX
Sáb. Abr. 20
Nª Srª Mãe do Divino Pastor
Sáb. Abr. 20
Santa Inês de Montepulciano

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18