segunda, 08 outubro 2012 22:12

Unção dos Doentes

Classifique este item
(0 votos)

 UNÇÃO

 

O SACRAMENTO DOS DOENTES

A Unção dos doentes mostra claramente a solicitude corporal e espiritual do Senhor para com os doentes. A pessoa que está doente necessita de uma peculiar Graça de Deus para que não perca o ânimo na aflição, nem venha a fraquejar na fé, pela falta de confiança no Senhor. (Introdução ao Ritual, nº5).

Recebendo o Sacramento dos doentes, o enfermo pode suportar melhor, com mais fortaleza, os males que o afligem, e pode vencê-los obtendo a saúde do corpo e renovando-se na sua espiritualidade. Este Sacramento, pela oração feita sobre o doente e com o doente confere se necessário o perdão dos pecados e a consumação da Penitência cristã. (Introd. ao Ritual nº 6)

Por tudo isso, através da Unção dos Doentes, pede-se ao Senhor que o cristão regresse às suas normais actividades, às suas anteriores ocupações, uma vez que se pede a cura de toda a fraqueza, o sarar de todas as feridas, o alívio de todas as dores da alma e do corpo, o perdão de todos os pecados. (oração depois da unção, nº 77).

 

Quais os frutos deste sacramento?

Uma força especial e um conforto para viver, e, se for essa a vontade de Deus, uma melhora do estado de saúde. Mesmo quando não há melhoria do estado de saúde, este sacramento permite experimentar a paz e a coragem para suportar os sofrimentos da doença e da idade avançada com uma graça de força, de perdão e de purificação.

Os frutos do sacramento são:

  •       A união do doente ao sofrimento e à Paixão de Jesus para o seu bem e para o bem de toda a Igreja.
  •       O reconforto, a paz e a coragem para suportar os sofrimentos da idade avançada e da doença.
  •        O perdão dos pecados, quando a doença já não permite a confissão sacramental.
  •       As melhoras da saúde, se for essa a vontade de Deus e se no plano salvífico de Deus, contribuir para o seu crescimento espiritual.
  •       A preparação para a morte, passagem à vida eterna.
  •  

       Como preparar?

Para receber qualquer sacramento o cristão deve estar em estado de graça, sem consciência de culpa grave.

Deve rezar e pedir a Deus que o ajude a conformar-se com a Sua vontade Santa.

Deve contemplar Cristo crucificado e pedir-lhe a graça de se identificar com a sua paixão gloriosa e de contribuir assim para o crescimento espiritual da Igreja.

Não deve receber este sacramento esperando uma cura milagrosa. O fruto principal do sacramento é a graça da pacificação e do alívio espiritual e corporal das dores. Se for a vontade de Deus e se contribuir para o bem da Igreja, o doente experimentará também as melhorias significativas.

O Sacramento da Santa Unção é celebrado sempre que nos for pedido. Basta contactar o Acolhimento Paroquial.

 

Modificado em quinta, 06 junho 2013 11:51

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Beda Venerável, presbítero e doutor da Igreja – MF S. Gregório VII, papa – MF S. Maria Madalena de Pazzi, virgem – MF Verde ou br. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18). L 1 Tg 5, 9-12; Sal 102 (103), 1-2. 3-4. 8-9. 11-12 Ev Mc 10, 1-12 * Na Ordem Beneditina – S. Beda Venerável – MO * Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços – S. Maria Madalena de Pazzi, virgem – FESTA e MO * Na Congregação das Religiosas de Maria Imaculada – S. Vicenta Maria, Fundadora da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação Salesiana (Mogofores) – Aniversário da Dedicação da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora – SOLENIDADE

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. maio 25
Santa Maria Madalena de Pazzi
Sex. maio 25
Santa Maria Madalena de Pazzi
Sex. maio 25
São Beda
Sex. maio 25
São Gregório VII
Sex. maio 25
São Vicente Maria
Sex. maio 25
São Vicente Maria
Sáb. maio 26
João Calvino
Sáb. maio 26
Santa Mariana de Quito
Sáb. maio 26
Santa Vicenta Maria
Sáb. maio 26
São Filipe Néri

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A jornalista Aura Miguel identifica claramente os três últimos papas com cada uma das virtudes teologais. “Gosto de olhar para João Paulo II como o papa da esperança, para o papa Bento como o papa da fé e para o papa Francisco como o papa da caridade”, disse a vaticanista, que trabalha desde 1985 para …

  • O bispo do Algarve lembrou ontem à noite na Sé de Faro a certeza que o papa Francisco recordou em Fátima, em maio do ano passado, aquando da celebração do centenário das aparições. “Deixemos ecoar, mais uma vez, dentro de nós essa grande certeza que o papa Francisco nos recordou em Fátima: Temos Mãe!”, pediu …

  • A Diocese do Algarve, através do seu Secretariado da Pastoral Escolar, promoveu na última sexta-feira o I Encontro Diocesano de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) para os alunos do 1º ciclo de escolaridade de todas as escolas algarvias. A iniciativa, que teve lugar no Parque de Vale Faro, em Albufeira, sob o tema “Vem …

Ecclesia

Agência ECCLESIA

Agência de Informação
  • Religiosos lamentam «debate insuficiente» na sociedade   Lisboa, 24 mai 2018 (Ecclesia) – Os jesuítas portugueses publicaram hoje uma tomada de posição contra a legalização da eutanásia, lamentando o que consideram ser um “debate insuficiente” na sociedade. Recordando a petição pública dirigida à Assembleia da República em fevereiro de 2016, assinada por diversas personalidades que […]

  • Texto apresentado pelo CDS destaca «simplicidade, espírito de serviço e sensibilidade» do bispo de Leiria-Fátima Lisboa, 24 mai 2018 (Ecclesia) – A Assembleia da República aprovou hoje um voto de louvor, apresentado pelo CDS, pela nomeação como cardeal do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, anunciada pelo Papa no último domingo. “O reconhecimento desta nomeação […]

  • Tomada de posse marcada para esta sexta-feira Lisboa, 24 mai 2018 (Ecclesia) – O padre José Tolentino Mendonça é o novo reitor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), anunciou hoje a instituição, em comunicado. A tomada de posse está marcada para esta sexta-feira, pelas 14h30, na Sala de Receções da Reitoria da […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Onde Estamos

Visitas

Visitas
3945
Favoritos web
18