quarta, 27 novembro 2013 23:07

Sacramento da Confirmação

Classifique este item
(0 votos)

No dia 17 de novembro, o Sr. Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas esteve presente na Eucaristia das 11h00 em S. Lourenço para celebrar o sacramento da Confirmação a um grupo de 12 jovens, que se preparou na catequese ao longo dos anos.

Na homilia desta celebração, o Sr. Bispo disse aos presentes que o cristão deve exercer três tipos de paciência: paciência para consigo próprio; paciência para com os outros e paciência para com Deus, para explicar de seguida o que queria dizer com estas suas palavras. Assim D. Manuel referiu que ao ter paciência para consigo próprio o cristão tem esperança de ser melhor; ao ter paciência com os outros exerce caridade e ao ter paciência com Deus revela ter fé.

Depois duma homilia breve, o Senhor Bispo pediu aos jovens crismandos que com a vela do Baptismo acesa, proclamassem a sua Fé, (que é também a nossa Fé - a fé da Igreja) respondendo às perguntas do Credo baptismal.

Seguiu-se o momento pelo qual os jovens aguardavam. Acompanhados dos seus padrinhos, dirigiram-se até junto do altar onde o Senhor Bispo os crismou, confirmando-os no Espírito Santo.

No final da celebração, tanto o Pe. Jorge como D. Manuel Quintas se dirigiram aos jovens para lhes dizer que contavam com eles ao serviço da Paróquia e da Diocese, porque é preciso lembrar que o crisma não é o fim da catequese, nem da nossa ligação com Deus.

Que o Espírito Santo que naquele dia confirmou estes jovens na Fé, faça fortificar a nossa relação com Jesus Cristo nosso Senhor e que a presença do Senhor Bispo na nossa paróquia dê muitos frutos.

Modificado em quarta, 27 novembro 2013 23:12

• Roxo – Ofício da féria. Missa da féria, pf. da Quaresma. L 1 Is 58, 9b-14; Sal 85 (86), 1-2. 3-4. 5-6 Ev Lc 5, 27-32 * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Dom. Mar. 01
São David
Dom. Mar. 01
São Rosendo

• Encontro conta com a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão Lisboa, 29 fev 2020 (Ecclesia) – A União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS) de Lisboa promove hoje um encontro, onde participa a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, das 10h30 às 12h30, na Associação […] The post Lisboa: Tomada de posse dos órgãos sociais da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social appeared first on Agência ECCLESIA.

• Atividade quer envolver juventude da diocese e caminhar para a Jornada Mundial da Juventude em 2022 Lamego, 29 fev 2020 (Ecclesia) – O Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens (DDPJ) de Lamego realiza hoje a atividade ‘ALIVE 1.0/3’, “alicerçada na Exortação Apostólica Cristo Vive”, a partir das 10H00, no Centro Paroquial de Moimenta da Beira. […] The post Lamego: Pastoral de Jovens promove «ALIVE 1.0/3» em Moimenta da Beira appeared first on Agência ECCLESIA.

• Évora, 29 fev 2020 (Ecclesia) – A Cáritas Arquidiocesana e o Departamento Sócio-Caritativo da diocese de Évora promovem hoje as Jornadas Sócio-Caritativas sobre “Sustentabilidade: Alicerce de Ação Sócio-Caritativa da Igreja”. Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA as Jornadas contam com a presença do arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, bem como do presidente da […] The post Évora: Cáritas Arquidiocesana promove Jornadas Sócio-Caritativas appeared first on Agência ECCLESIA.