quarta, 27 novembro 2013 23:07

Sacramento da Confirmação

Classifique este item
(0 votos)

No dia 17 de novembro, o Sr. Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas esteve presente na Eucaristia das 11h00 em S. Lourenço para celebrar o sacramento da Confirmação a um grupo de 12 jovens, que se preparou na catequese ao longo dos anos.

Na homilia desta celebração, o Sr. Bispo disse aos presentes que o cristão deve exercer três tipos de paciência: paciência para consigo próprio; paciência para com os outros e paciência para com Deus, para explicar de seguida o que queria dizer com estas suas palavras. Assim D. Manuel referiu que ao ter paciência para consigo próprio o cristão tem esperança de ser melhor; ao ter paciência com os outros exerce caridade e ao ter paciência com Deus revela ter fé.

Depois duma homilia breve, o Senhor Bispo pediu aos jovens crismandos que com a vela do Baptismo acesa, proclamassem a sua Fé, (que é também a nossa Fé - a fé da Igreja) respondendo às perguntas do Credo baptismal.

Seguiu-se o momento pelo qual os jovens aguardavam. Acompanhados dos seus padrinhos, dirigiram-se até junto do altar onde o Senhor Bispo os crismou, confirmando-os no Espírito Santo.

No final da celebração, tanto o Pe. Jorge como D. Manuel Quintas se dirigiram aos jovens para lhes dizer que contavam com eles ao serviço da Paróquia e da Diocese, porque é preciso lembrar que o crisma não é o fim da catequese, nem da nossa ligação com Deus.

Que o Espírito Santo que naquele dia confirmou estes jovens na Fé, faça fortificar a nossa relação com Jesus Cristo nosso Senhor e que a presença do Senhor Bispo na nossa paróquia dê muitos frutos.

Modificado em quarta, 27 novembro 2013 23:12

• ASSUNÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA – SOLENIDADE Branco – Ofício da solenidade. Te Deum. Missa do dia, própria, Glória, Credo, pf. próprio. L 1 Ap 11, 19a; 12, 1-6a. 10ab; Sal 44 (45), 10. 11. 12. 16 L 2 1 Cor 15, 20-27 Ev Lc 1, 39-56 * Proibidas todas as Missas de defuntos, mesmo a exequial. * Nas Dioceses do Algarve, Aveiro, Braga (sob o título de Santa Maria de Braga), Évora, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa (sob o título de Santa Maria Maior), Portalegre-Castelo Branco e Viseu – Festa titular das respectivas Igrejas Catedrais ou Concatedrais. * Na Diocese do Porto – Assunção da Virgem Santa Maria, Padroeira principal da Diocese e titular da Igreja Catedral – SOLENIDADE * Na Diocese de Viana do Castelo – Assunção da Virgem Santa Maria, Padroeira principal da Diocese e titular da Igreja Catedral sob a designação de Santa Maria Maior – SOLENIDADE; aniversário da entrada solene de D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira. * Na Congregação dos Irmãos Maristas – Assunção da Virgem Santa Maria, Titular e Padroeira principal da Congregação – SOLENIDADE * Nas Dioceses de Cabo Verde – Assunção da Virgem Santa Maria – SOLENIDADE * II Vésperas da solenidade – Compl. dep. II Vésp. dom.