sexta, 14 junho 2013 20:57

Peregrinação das Crianças a Fátima 2013

Classifique este item
(0 votos)

Cerca de 35 mil crianças, acompanhadas pelos seus pais, catequistas e professores, estiveram em Fátima nos dias 9 e 10 de junho, a participar naquela que é a sua peregrinação.

Fé, alegria e festa marcaram aquela que é a mais bonita peregrinação do ano à Cova da Iria e que este ano evocou de modo particular a aparição de 13 de junho de 1917.

Durante a homilia, na Eucaristia, o presidente da peregrinação, D. António Moiteiro Ramos, bispo auxiliar de Braga, lembrou as dificuldades que vivem muitas famílias em Portugal, mas deixou às crianças uma palavra de ânimo e um apelo à solidariedade: "Também nós devemos ser anjos uns para os outros, (devemos) ajudar-mo-nos a vencer as dificuldades e os problemas da nossa vida".

No momento da oração dos fiéis, foram levados ao altar os resultados da campanha realizada no mês de maio: velas decoradas, de papel, com as suas orações e compromissos das crianças a Deus e a Nossa Senhora.

No final da celebração eucarística, o Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, pediu para que a todos os meninos e meninas presentes no Recinto do Santuário fosse entregue uma recordação da peregrinação: um lenço do adeus a Nossa Senhora, o qual as crianças usaram no momento seguinte, na Procissão do Adeus.

A concelebrar com D. Moiteiro Ramos estiveram D. António Marto e D. Serafim Ferreira e Silva, bispo titular e emérito de Leiria-Fátima, respetivamente.

"Vós sois um espetáculo! [...] Muito obrigado por este encontro de fé, muito obrigado pela vossa presença alegre e festiva e tão numerosa", afirmou D. António Marto, antes da bênção final.

Foi com muita fé, boa disposição e alegria que alguns elementos da nossa Paróquia também participaram nesta peregrinação. Para o ano há mais.

Modificado em sexta, 14 junho 2013 21:10

• Verde – Ofício do domingo (Semana I do Saltério). Te Deum. + Missa própria, Glória, Credo, pf. dominical. L 1 Is 53, 10-11; Sal 32 (33), 4-5. 18-19. 20 e 22 L 2 Hebr 4, 14-16 Ev Mc 10, 35-45 ou Mc 10, 42-45 * Proibidas as Missas de defuntos, excepto a exequial. * Dia mundial das Missões. Onde se realizam celebrações especiais pelas missões, pode dizer-se a Missa “Pela evangelização dos povos” – (MR, p. 1208). * Em todas as Dioceses de Portugal – Ofertório para as Missões. * Na Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue – S. Gaspar del Búfalo, presbítero, Fundador da Congregação – SOLENIDADE * Nas Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor – Santíssimo Redentor, Titular da Congregação – SOLENIDADE * Na Sociedade Missionária da Boa Nova – Dia Mundial das Missões. * Na Arquidiocese de Braga – I Vésp. de S. Martinho de Dume. * Na Diocese da Guarda (Sé) – I Vésp. do aniversário da Dedicação da Igreja Catedral. * Na Ordem de São Domingos – I Vésp. do aniversário da Dedicação das igrejas conventuais (nas igrejas em que se desconhece o dia da Dedicação). * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertório para as Missões. * II Vésp. do domingo – Compl. dep. II Vésp. dom.

Dom. Out. 21
São Gaspar del Bifalo