segunda, 17 dezembro 2012 16:01

Classifique este item
(0 votos)

LEGIÃO DE MARIA

Fundada a 7 de Setembro de 1921 por Frank Duff e um grupo de jovens, em Dublin, Irlanda, a Legião de Maria é uma organização de leigos, cujo objetivo é «a glória de Deus, por meio da santificação pessoal dos seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a orientação da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja». Ambiciona ser o elo que liga os Pastores ao seu rebanho, facilita-lhes o trabalho e permite-lhes um contacto pessoal e contínuo com os fiéis. Trabalha a nível local sob a orientação dos Párocos.

É um Movimento de Evangelização ao serviço da Igreja, cuja espiritualidade assenta na Doutrina do Corpo Místico e na Maternidade de Maria.

Tal como Maria, sob a ação do Espírito Santo, deu Cristo ao mundo, também a Legião de Maria, com Maria e sob a ação do mesmo Espírito, procura dá-Lo ao mundo através do seu apostolado.

Quer colaborar com o Espírito Santo e com Maria na renovação da face da Terra e na construção da Civilização do Amor no Terceiro Milénio. Para isso, os seus membros procuram ser dignos e corajosos anunciadores do Evangelho, obedecendo assim ao mandato de Jesus Cristo: “Ide pelo mundo inteiro...” (Mt 28,6).

Entra-se na Legião de Maria, oficialmente, por uma consagração especial ao Espírito Santo (Promessa Legionária).

Atividades: Privilegiam a Dimensão Pastoral ou a Dimensão Social, tocando assim, nas suas atividades todas as Pastorais. Eis, a título de exemplo, algumas dessas atividades: contactos com as famílias em visitas domiciliárias (trabalho prioritário da Legião numa linha de evangelização); recenseamento paroquial; contactos com doentes em hospitais (voluntariado hospitalar) e em casa (apoio domiciliário com prestação de cuidados de higiene e serviço doméstico); apoio à Terceira Idade (amparo moral, convívios, centros de dia); acompanhamento de pessoas solitárias; obras a favor dos mais abandonados elementos da sociedade; visitas a albergues, colaboração com os sem-abrigo, contactos com prostitutas, visitas a estabelecimentos prisionais, apoio a toxicodependentes, alcoólicos e doentes de sida. Grupos de Patrícios, para formação religiosa de leigos. Exploratio Dominicalis (procura das almas ao Domingo) — jornada apostólica em zona especialmente difícil. Peregrinação por Cristo — trabalho de missão em país diferente durante uma semana ou mais. Incolae Mariae — legionários que se estabelecem temporariamente em zonas descristianizadas e aí consagram o seu tempo livre ao apostolado. Convívios para estrangeiros — promoção da cultura local e dos valores cristãos. Etc...

Em Portugal temos 35.000 Membros, entre Ativos e Auxiliares. Dioceses: Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Ler 5034 vezes Modificado em terça, 04 junho 2013 17:40