segunda, 17 dezembro 2012 16:01

Legião de Maria

Classifique este item
(0 votos)

LEGIÃO DE MARIA

 

Fundada a 7 de Setembro de 1921 por Frank Duff e um grupo de jovens, em Dublin, Irlanda, a Legião de Maria é uma organização de leigos, cujo objetivo é «a glória de Deus, por meio da santificação pessoal dos seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a orientação da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja». Ambiciona ser o elo que liga os Pastores ao seu rebanho, facilita-lhes o trabalho e permite-lhes um contacto pessoal e contínuo com os fiéis. Trabalha a nível local sob a orientação dos Párocos.

É um Movimento de Evangelização ao serviço da Igreja, cuja espiritualidade assenta na Doutrina do Corpo Místico e na Maternidade de Maria.

Tal como Maria, sob a ação do Espírito Santo, deu Cristo ao mundo, também a Legião de Maria, com Maria e sob a ação do mesmo Espírito, procura dá-Lo ao mundo através do seu apostolado.

Quer colaborar com o Espírito Santo e com Maria na renovação da face da Terra e na construção da Civilização do Amor no Terceiro Milénio. Para isso, os seus membros procuram ser dignos e corajosos anunciadores do Evangelho, obedecendo assim ao mandato de Jesus Cristo: “Ide pelo mundo inteiro...” (Mt 28,6).

Entra-se na Legião de Maria, oficialmente, por uma consagração especial ao Espírito Santo (Promessa Legionária).

Atividades: Privilegiam a Dimensão Pastoral ou a Dimensão Social, tocando assim, nas suas atividades todas as Pastorais. Eis, a título de exemplo, algumas dessas atividades: contactos com as famílias em visitas domiciliárias (trabalho prioritário da Legião numa linha de evangelização); recenseamento paroquial; contactos com doentes em hospitais (voluntariado hospitalar) e em casa (apoio domiciliário com prestação de cuidados de higiene e serviço doméstico); apoio à Terceira Idade (amparo moral, convívios, centros de dia); acompanhamento de pessoas solitárias; obras a favor dos mais abandonados elementos da sociedade; visitas a albergues, colaboração com os sem-abrigo, contactos com prostitutas, visitas a estabelecimentos prisionais, apoio a toxicodependentes, alcoólicos e doentes de sida. Grupos de Patrícios, para formação religiosa de leigos. Exploratio Dominicalis (procura das almas ao Domingo) — jornada apostólica em zona especialmente difícil. Peregrinação por Cristo — trabalho de missão em país diferente durante uma semana ou mais. Incolae Mariae — legionários que se estabelecem temporariamente em zonas descristianizadas e aí consagram o seu tempo livre ao apostolado. Convívios para estrangeiros — promoção da cultura local e dos valores cristãos. Etc...

Em Portugal temos 35.000 Membros, entre Ativos e Auxiliares. Dioceses: Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

 

Modificado em terça, 04 junho 2013 16:40

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

igrejanova

donativo

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Ter. Abr. 25
São Fiel de Sigmaringa
Qua. Abr. 26
São Marcos, evangelista

Horário de visitas da Igreja

Pode visitar a Igreja nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Onde Estamos